Últimos assuntos
» O que é o PIC
11.05.15 17:43 por Guilherme

» ARDUINO: O que é e para que serve
11.05.15 17:24 por Guilherme

Top dos mais postadores
Guilherme
 

Os membros mais ativos da semana

Quem está conectado
1 usuário online :: Nenhum usuário registrado, Nenhum Invisível e 1 Visitante

Nenhum

[ Ver toda a lista ]


O recorde de usuários online foi de 2 em 09.05.15 18:37

O que é o PIC

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

11052015

Mensagem 

O que é o PIC




O que é o PIC?


Acima um PIC1655A-748 / pt.wikipedia.org

O PIC é um componente eletrônico pertencente à classe dos microcontroladores programáveis de arquitetura Harvard e conjunto reduzido de instruções (RISC). Em síntese, é um microcomputador completo, consistindo de uma memória RAM, memória não-volátil EEPROM, memória de programa, controladores de E/S digital e analógica (opcional) em torno de uma CPU com um conjunto reduzido de instruções, dentro de um único chip.
O PIC pode ser programado para executar diversas tarefas, como controlar um dispositivo eletro-mecânico, realizar medições, exibir informações em um display, ou simplesmente piscar luzes. A simplicidade, disponibilidade e o baixo custo são os principais atrativos do PIC.

A programação pode ser feita em um PC com ferramentas disponíveis gratuitamente em Assembler ou C, mas requer o uso de um dispositivo programador para transferir o código do programa para dentro do PIC. Normalmente isto pode ser feito de duas maneiras:

Inserindo-se o PIC no soquete apropriado do programador. Posteriormente, o PIC é transferido para o circuito definitivo, onde pode ser soldado diretamente à placa de circuito impresso ou inserido em um soquete.
Conectando-se um programador serial em um soquete previamente soldado à placa de circuito impresso onde o PIC já reside. Isto é conhecido como In-Circuit Serial Programming ou ICSP. Esta modalidade é bastante prática e causa menos estresse ao PIC, por evitar seu constante manseio durante repetidos testes.
Há vários tipos diferentes de programadores cujo projeto pode ser encontrado na Internet ou adquirido pronto de determinados fornecedores. A maioria deles é de fácil construção e podem ser conectados ou à porta paralela ou à porta serial do PC. De fato, qualquer computador que disponha de uma dessas interfaces pode ser usado para programar o PIC.
avatar
Guilherme
Admin

Mensagens : 2
Pontos : 46258
Data de inscrição : 08/05/2015
Idade : 16

Ver perfil do usuário http://eletronicclub.forumbrasil.net

Voltar ao Topo Ir em baixo

Compartilhar este artigo em: BookmarksDiggRedditDel.icio.usGoogleLiveSlashdotNetscapeTechnoratiStumbleUponNewsvineFurlYahoo!Smarking

O que é o PIC :: Comentários

Nenhum comentário.

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum